« Home | Este blog é...? » | Som »

Motivos

É engraçado a forma como a vida funciona: quando pequenos, queremos crescer e fazer o que bem entender sem ter um adulto “chato” despejando uma moral sobre nós. Eis que finalmente crescemos e pelo acúmulo de experiências, escolhemos e traçamos o nosso próprio caminho. No geral buscamos tratar bem as pessoas, movidos por um senso de igualdade e que nos torna diferentes dos animais irracionais.

O propósito de todo o ser vivo é simples: se desenvolver, se multiplicar e garantir a sobrevivência da espécie. Apenas isso e nada mais. Toda e qualquer outra ação de um animal vem de sua particularidade. Mas a realidade crua e nua é que ninguém é completamente altruísta. Não vivemos em função dos outros, mas de nós mesmos. Quando fazemos algo para outras pessoas, na verdade estamos fazendo esse algo para nós. Ninguém ajuda outra pessoa simplesmente porque ajudar é certo, mas porque você se sente bem ao ajudar. Porque ajudar faz você se sentir bem em sua consciência ou porque deixar de ajudar iria te deixar ansioso e insatisfeito.
Todo comportamento humano é na verdade uma busca pela satisfação pessoal, ainda que nossa satisfação pessoal seja realizada com o sucesso ou bem-estar do outro. Pois assim como existe a ironia de que "sugerimos o tratamento igual justamente por sermos diferentes", há uma outra ironia de que "queremos fazer o bem aos outros não por um princípio aos outros mas pelo princípio de nós mesmos".

E você, já salvou o seu mundo hoje ?

6 Responses to “Motivos”

  1. # Blogger Anna Clara

    amamos no outro o que vemos em nós mesmos.  

  2. # Blogger wendell penedo

    será que esse egoísmo vai acabar por nos engolir, feito cobra que come o próprio rabo?
    talvez seja isso a morte, qdo conseguimos, finalmente, engolir toda a nossa cauda-corpo.  

  3. # Blogger Azrael

    Eu acredito sim em pessoas ajudando pessoas sem "querer nada em troca" no maximo aquela sensação de satisfaçao por fazer a diferença pra alguem.

    É certo que isso é a exceção da exceção, mas acontece ué.

    Se ve isso claramente em tempos de extrema necessiadade ou catastrofe. As pessoas se mobilizam, se organizam para ajudar as "vitimas da fatalidade" e essa atitude é despida de qualquer motivação a nao ser um instinto primal de proteçao do proximo.

    Mesmo que seja um egoísmo camuflado, ajudar alguem para se ajudar ou até mesmo para alimentar a vaidade, nao deixa te ter o seu valor por menos que seja.  

  4. # Blogger gabgets

    Parabéns, querido. Você descobriu o sentido da vida.  

  5. # Blogger Loryne

    faz muito sentido.  

  6. # Blogger Loryne

    mas será que a tese é verdadeira ou é uma mentira que se encaixa bem?  

Postar um comentário